quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O General e o Sargento

A propósito dos últimos incidentes verificados após término do jogo FCP – Estoril, no qual as forças de lei e da paz queriam à força impor uma saída pela porta do cavalo a jogadores e equipa técnica do FCP, eis que surge Pinto da Costa, o “General” do FCP, puxando dos galões, e obrigando seus bem pagos “Soldados” (jogadores) a passar pela população que juraram defender (assinaram contrato para defender as cores do clube)!


Na minha opinião, fez muito bem o General PC ao obrigar os seus Soldados a sentir na pele (ou pelo menos a ouvir) a insatisfação do povo indefeso, à mercê do saque vindo do sul, de terras há muito conquistadas pela mouraria!

Agora surge outra questão. Será que o General está com todos os seus departamentos a funcionar a 100%? Analisando a questão, diria que o quartel-general estará bem munido com os seus Coronéis (administradores da SAD), e igualmente considero que o departamento de inteligência e contra-espionagem (departamento de contratações de jogadores), também estará bem munido com os seus Tenentes e Furrieis (olheiros).

Descendo na hierarquia,  vamos para os lugares de Sargento e Cabos (treinador e equipa técnica). Não fui à tropa. Portanto, tudo o que direi a seguir, terá como consequência o visionamento de filmes hollywoodescos.

Assim sendo, nesses filmes, estou habituado a ver 3 tipos de Sargentos:

1 – O Sargento feroz, com cara de mau, fumador de charuto, que prefere quebrar antes que torcer;

2 – O Sargento bom rapaz, normalmente um tipo novo que chegou ao lugar antes do tempo e;

3 – O Sargento equilibrado, que é um mix dos dois primeiros tipos, mas cuja carreira cedo se lhe prevê de sucesso.

Ora nos filmes, o primeiro tipo de Sargentos tem sempre os soldados consigo! É respeitado por todos, e normalmente ganha as batalhas, embora com muitas baixas no pelotão devido às suas ousadas investidas. Não poucas vezes também morre em combate e é substituído pelo Sargento do tipo 2. Algumas vezes também é ultrapassado pelo Sargento do tipo 3, que lhe rouba o pelotão.

O Sargento do tipo 2, raramente é respeitado pelos soldados e, invariavelmente, cai em desgraça, sendo rapidamente substituído ou por revolta militar, ou pelo seu General. Isto se entretanto não morrer, não deixando saudades nos seus soldados.

O terceiro tipo de Sargento, é aquele que sabe racionalmente usar o seu pelotão para atingir mais eficazmente os seus objectivos. É um estratega nato, mas respeitado pelos seus superiores e admirado pelos seus subalternos. Raramente fica muito tempo com o seu pelotão, devido à normal promoção que irá obter mais cedo ou mais tarde.


Ora, a meu ver, o actual treinador do FCP é um Sargento do tipo 2. Agora resta saber o seguinte. Vamos ver revolta? O General irá actuar rapidamente? Ou iremos ver o pobre Sargento definhar lentamente, até à sua morte, e perda de todo o seu pelotão em batalha??? Espero que o General actue rapidamente, caso contrário teremos novamente que deitar as pontes sobre o rio Douro abaixo, para impedir invasão infiel, prevista para Maio…

1 comentário:

  1. Neste momento parece-me que o sargento tipo 2 não acredita nos seus soldados, nem estes nele. Vai ser o General a decidir, mas para a batalha principal do ano já é tarde. Vamos esperar por alguma vitória de pirro, que a guerra está perdida...

    ResponderEliminar